sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Relato do Passarinhando nas Terras Altas da Mantiqueira

O Passarinhando nas Terras Altas da Mantiqueira foi um sucesso! Devido ao feriado da Consciência Negra, alguns participantes puderam chegar na quinta feira e a passarinhada  começou mais cedo do que o previsto. Durante este aquecimento para o final de semana foram feitos dois novos registros para a RPPN Alto-Montana! O coró-coró (Mesembrinibis cayennensis) e o gavião-pato (Spizaetus melanoleucus). Vale destacar que o gavião-pato está com status de ameaçado em Minas Gerais.

Coró-coró (Mesembrinibis cayennensis)
Após a chegada de todos os participantes na sede da RPPN Alto-Montana na sexta feira, foi realizada uma apresentação pelo ornitólogo e instrutor do curso Kassius K. Santos, na qual abordou a história evolutiva das aves, ecologia, fisiologia, identificação em campo, curiosidades, observação de aves e os levantamentos feitos na RPPN Alto-Montana.

No sábado pela manhã o grupo foi passarinhar no Parque Nacional do Itatiaia. Durante as inúmeras paradas ao longo da estrada de acesso ao planalto do Itatiaia, o grupo pôde visualizar e/ou ouvir inúmeras aves de pequeno porte, como o beija-flor-de-topete (Stephanoxis lalandi), a choquinha-da-serra (Drymophila genei), o pula-pula-assobiador (Myiothlypis leucoblephara), o sanhaçu-frade (Stephanophorus diadematus), o bico-grosso (Saltator maxillosus) e também espécies de maior porte, como o gavião-de-rabo-branco (Geranoaetus albicaudatus), o gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus) e o caracoleiro (Chondrohierax uncinatus). Neste trecho ainda foi registrada uma araponga (Procnias nudicollis) jovem ensaiando os primeiros cantos! Vale destacar que a araponga está globalmente ameaçada de extinção e o gavião-pega-macaco e a choquinha-da-serra encontram-se ameaçados em Minas Gerais.

Gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus)
Sanhaçu-frade (Stephanophorus diadematus)
Araponga (Procnias nudicollis)
No início da tarde o grupo caminhou na estrada de acesso ao Abrigo Rebouças, já no planalto do Itatiaia, onde os participantes puderam observar a garrincha-chorona (Asthenes moreirae), o beija-flor-de-orelha-violeta (Colibri serrirostris), o sabiá-do-banhado (Embernagra platensis), o sabiá-una (Turdus flavipes), entre outros, e ainda desfrutar da paisagem intrigante das Agulhas Negras, Morro do Couto, Pedra do Altar e outras formações rochosas localizadas no planalto.


Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus)
No domingo, apesar do tempo estar bem fechado e ameaçando chuva, o grupo foi passarinhar na RPPN Alto-Montana e não ficou por menos! Visualizaram fruxu (Neopelma chrysolophum), bico-de-veludo (Schistochlamys ruficapillus), pica-pau-rei (Campephilus robustus), pi-puí (Synallaxis cinerascens), abre-asa-de-cabeça-cinza (Mionectes rufiventris), tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) e muitas outras espécies. No total foram registradas, seja por visualização ou por vocalização, 139 espécies durante o final de semana! Com os novos registros, a lista da RPPN Alto-Montana foi para 273 espécies.



Para ver as fotos do curso clique aqui!



Foto do grupo na despedida da RPPN Alto-Montana!
O Instituto Alto-Montana lançará em breve um calendário com as datas do “Passarinhando” para 2015. Não deixe de vir passarinhar conosco nas montanhas da Mantiqueira!