segunda-feira, 4 de junho de 2012

Criação da RPPN Alto-Montana



A Fazenda Pinhão Assado está localizada em área prioritária para a conservação da biodiversidade segundo as Nações Unidas, e sua vocação para conservação da Mata Atlântica na Serra da Mantiqueira é inquestionável! Dos 1050 hectares de extensão da propriedade, 672 hectares foram destinados exclusivamente para a conservação da Mata Atlântica em caráter perpétuo através da criação da RPPN Alto-Montana.

A RPPN Alto-Montana foi formalmente criada através de Lei Municipal 1.938/2010, que dispõem sobre a criação de RPPNs no município de Itamonte/ MG. O Instituto Alto-Montana optou pelo status municipal a fim de incentivar e privilegiar a legislação recentemente criada e pioneira na região. Neste processo a RPPN foi reconhecida através dos Decretos Municipais 1047/2011 e 1948/2011 que foram publicados no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

A criação da reserva contou com apoio do Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica, coordenado pela Conservação Internacional, Fundação SOS Mata Atlântica e The Nature Conservancy, através de seu VII edital. 

A utilização da área da RPPN Alto-Montana, assim como a de qualquer Unidade de Conservação, precisa estar descrita em seu Plano de Manejo. Este ainda se encontra em fase de estudo e elaboração.

A imagem do Google abaixo demonstra a área total da Fazenda Pinhão Assado e dentro desta a área da RPPN Alto-Montana. 




Para quem não sabe o que é uma RPPN:

A sigla RPPN significa Reserva Particular do Patrimônio Natural e nada mais é do que uma Unidade de Conservação privada, gravada com perpetuidade, com objetivo de conservar a diversidade biológica. Por ser uma unidade de caráter privado, sua gestão é de responsabilidade do proprietário da área. Está prevista na Lei Federal nº 9.985 de 18 de Julho de 2.000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).


2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa!

    Dê suma importância para conservação...

    Abrange uma área extremamente necessária!

    Tenho muitos arquivos fotográficos do local....tenho prazer em contribuir!

    Valeu, pessoal!
    AbrazZZ...

    ResponderExcluir
  2. Ficamos gratos!! Tens fotografias da área da RPPN?
    Abç

    ResponderExcluir